PET

Ir para o conteúdo

PET

Inbrasel
Publicado por Mercio Basso em Polímeros · 12 Julho 2018
PET

PET é um poliéster, que tem um nome químico de Polietileno Tereftalato.


O PET é uma resina plástica e o material plástico mais comumente usado. Milhares de produtos de consumo, bebidas e alimentos são entregues e embalados dentro deste material.

Os fabricantes gostam porque é forte, seguro, transparente e versátil. Os clientes gostam porque são seguros, leves e 100% recicláveis. O benefício do PET é que ele não transfere nenhum produto químico para o produto com o qual entra em contato, por isso é uma solução ideal para produtos alimentícios.

O PET é uma opção ecológica e saudável porque é produzido usando ingredientes 100% naturais, enquanto fornece excelente clareza do produto e acabamento de impressão.

EXISTE DIFERENÇA ENTRE PET, APET OU PETG?

Não há diferença entre o plástico PET e o APET. PET é poliéster, que tem um nome químico de polietileno tereftalato. PET pode ser feito com os polímeros alinhados de duas maneiras principais; amorfo ou cristalino. Praticamente, tudo o que você entra em contato é amorfo, com uma grande exceção; Bandejas de alimentos para microondas que, se feitas de PET, são feitas de C-PET (PET cristalizado). Essencialmente, todo o PET transparente, incluindo garrafas de água são feitos de A-PET (PET amorfo) e em muitos casos, o "A" é simplesmente deixado de fora.

O símbolo de reciclagem de loop Mobius para poliéster é PET com o número 1, então muitas pessoas se referem ao poliéster como PET. Outros preferem ser mais específicos, indicando se o poliéster é C-PET cristalino, APET amorfo, RPET reciclado ou PETG modificado com glicol. Estas são pequenas variações, destinadas a facilitar o processamento de poliéster para o produto final pretendido, seja por moldagem por injeção, moldagem por sopro, termoformagem ou extrusão, bem como operações de acabamento, como corte de matriz.

O PETG vem com um preço muito mais alto e é mais fácil de cortar do que o APET usando equipamentos convencionais de corte e vinco. Ao mesmo tempo, também é mais suave e mais fácil de arranhar do que o APET. Os conversores que não têm equipamento adequado para cortar O APET trabalham frequentemente com o PETG devido ao fato de que o PETG é mais suave e corta mais fácil, por isso geralmente é um mascarado de poliéster (trata-se de uma cobertura fina do tipo "Saran wrap"). Este mascaramento precisa ser removido de um lado durante a impressão, mas o mascaramento geralmente é deixado do outro lado durante o corte para evitar arranhões. É muito demorado e, portanto, mais caro para remover o mascaramento, especialmente se imprimir um monte de folhas.

Muitos displays de pontos de venda são feitos a partir de PETG, uma vez que são frequentemente de bitola pesada e difíceis de cortar. Outra razão é que o mascaramento de polimero pode ser deixado ligado para proteger a tela durante o manuseio e o envio e, em seguida, removido quando o monitor estiver sendo configurado. Esta é uma razão principal pela qual muitos projetistas especificam automaticamente o PETG para displays de ponto de venda sem entender se o APET ou PETG é o material mais adequado para o uso final pretendido ou o processamento (impressão, corte, colagem, etc.). O APET geralmente está disponível até 0,030 ″ de espessura, enquanto o PETG geralmente começa em 0,020 ″.

Há outras diferenças sutis entre PETG e APET, e se você não estiver familiarizado com os benefícios e como o PET é feito, lembrando o nome se torna confuso, mas é seguro dizer que todos os itens acima se referem a poliéster e, do ponto de vista da reciclagem, todos são tratados da mesma forma.


Inbrasel Indústria Brasileira de Máquinas Seladoras Ltda
Fone: (54)-3698-4397
inbrasel@inbrasel.com.br
CNPJ: 37.458.276/0001-28
Inbrasel 2025 - Todos os direitos reservados.

Voltar para o conteúdo